CG

 

A importância da comunidade portuguesa na área de jurisdição do Consulado-Geral em Boston, bem como a relevância política e económica desta região da Nova Inglaterra no contexto mais vasto do relacionamento entre Portugal e os Estados Unidos, justificam um acompanhamento mais próximo dessa história de sucesso da presença portuguesa.

Os portugueses chegaram há muito a este país e integraram-se de forma muito positiva. Estão hoje um pouco por todo o lado. E cada um deles é um ponto de uma rede global de oportunidades gerada por uma partilha de identidade. São cada vez mais os que ocupam posições de relevo e os que desenvolvem projetos inovadores em algumas das áreas mais dinâmicas da sociedade norte-americana.

É importante mostrar o que de positivo os portugueses e lusodescendentes estão a fazer, colocá-los em contacto uns com os outros e garantir que mantêm uma boa ligação a Portugal, incluindo através da promoção da língua e cultura portuguesas e da prestação eficiente de serviços consulares. Essa é uma prioridade para o Consulado-Geral.

Concentra-se na área de jurisdição do Consulado-Geral em Boston um número elevado de universidades, centros de investigação e empresas de dimensão internacional, que desenvolvem projetos com impacto nas economias e sociedades do futuro. É também importante promover os contactos e as oportunidades de cooperação entre essas instituições e Portugal, mostrando a face contemporânea do nosso país e o melhor que fazemos em áreas como a ciência, a tecnologia e a inovação.

Todas essas prioridades se conjugam. Portugal transformou-se profundamente ao longo das últimas décadas, mas também as suas comunidades espalhadas pelo mundo. Os portugueses no estrangeiro são uma parte importante desse Portugal moderno que estamos a construir. A promoção da imagem externa de Portugal e dos portugueses da área de jurisdição do Consulado-Geral em Boston são processos que se reforçam mutuamente e que procurarei apoiar.

 

Tiago Araújo

Cônsul-Geral

  • Partilhe